Os profissionais de marketing digital são responsáveis por promover o reconhecimento da marca e a geração de leads por meio de todos os canais digitais – gratuitos e pagos – que estão à disposição da empresa.

Esses canais incluem mídia social, o próprio site da empresa, classificações em mecanismos de pesquisa, e-mail, publicidade gráfica e o blog da empresa.

O profissional de marketing digital geralmente se concentra em um indicador chave de desempenho (KPI) diferente para cada canal, para que possa medir adequadamente o desempenho da empresa em cada um deles.

Um profissional de marketing digital responsável pelo SEO, por exemplo, mede o “tráfego orgânico” de seu site – aquele tráfego proveniente de visitantes que encontraram uma página do site da empresa por meio de uma pesquisa no Google.

O marketing digital é realizado em muitas funções de marketing hoje.

Em pequenas empresas, um generalista pode possuir muitas das táticas de marketing digital descritas acima ao mesmo tempo.

Em empresas maiores, essas táticas têm vários especialistas, cada um enfocando apenas um ou dois dos canais digitais da marca.

Aqui estão alguns exemplos desses especialistas:

Gerente de mídia social
Principais KPIs: seguidores, impressões, compartilhamentos

A função de um gerente de mídia social é fácil de inferir a partir do título, mas as redes sociais que ele gerencia para a empresa depende do setor.

Acima de tudo, os gerentes de mídia social estabelecem uma programação de postagem para o conteúdo escrito e visual da empresa.

Esse funcionário também pode trabalhar com o especialista em marketing de conteúdo para desenvolver uma estratégia para qual conteúdo postar em qual rede social.

Observação: de acordo com os KPIs acima, “impressões” se refere ao número de vezes que as postagens de uma empresa aparecem no feed de notícias de um usuário.

Coordenador de automação de marketing
Principais KPIs: taxa de abertura de e-mail, taxa de cliques da campanha, taxa de geração de leads (conversão)

O coordenador de automação de marketing ajuda a escolher e gerenciar o software que permite a toda a equipe de marketing entender o comportamento de seus clientes e medir o crescimento de seus negócios.

Como muitas das operações de marketing descritas acima podem ser executadas separadamente umas das outras, é importante que haja alguém que possa agrupar essas atividades digitais em campanhas individuais e acompanhar o desempenho de cada campanha.