O Marketing Digital é o ato de promover e vender produtos e serviços, aproveitando táticas de marketing online, como marketing de mídia social, marketing de busca e marketing por email.

No fundo, o marketing digital é simplesmente marketing.

É assim que as empresas de hoje estão transmitindo sua mensagem aos melhores clientes em potencial.

A regra nº 1 em marketing é fazer a oferta certa na hora certa e no lugar certo. Hoje, seus clientes estão online: navegando nas redes sociais, mantendo-se atualizado em sites de notícias e blogs e pesquisando online quando precisam.

O marketing digital coloca você nesses mesmos canais, para que seus melhores clientes em potencial possam vê-lo, aprender mais sobre você e até mesmo fazer perguntas para saber mais sobre você e seus produtos ou serviços.

Se você é novo no marketing digital, pode parecer difícil pensar em dominar todas as táticas de marketing online usadas no marketing digital.

E sim, existem diferentes táticas que você precisa aprender.

Mas todos eles trabalham juntos para criar uma base para o seu negócio: atrair clientes potenciais, cultivar relacionamentos e fazer ofertas que seu público irá apreciar e responder.

Vamos examinar mais de perto como isso acontece.

Como funciona o marketing digital?

Em muitos aspectos, o marketing digital não é diferente do marketing tradicional. Em ambos, as organizações inteligentes procuram desenvolver relacionamentos mutuamente benéficos com clientes potenciais.

Mas o marketing digital substituiu a maioria das táticas de marketing tradicionais porque foi projetado para atingir os consumidores de hoje.

Veja um exemplo…

Pense na última compra importante que você fez. Talvez você tenha comprado um notebook, contratado alguém para consertar seu telhado ou mudado de provedor de internet.

Independentemente do que seja, você provavelmente começou pesquisando na Internet para saber mais sobre as soluções disponíveis, quem as forneceu e quais eram suas melhores opções.

Hoje em dia, é cada vez mais comum usarmos a internet para se informar sobre um produto ou serviço, pesquisar preços e até comprar. De fato, 82% dos brasileiros já fez pelo menos uma compra online, de acordo com pesquisa da NZN Intelligence.

A maioria das decisões de compra começa online.

Sendo esse o caso, uma presença online é absolutamente necessária – independentemente do que você vende.

A chave é desenvolver uma estratégia de marketing digital que coloque você em todos os lugares onde seus seguidores já estão, usando uma variedade de canais digitais para se conectar com eles de várias maneiras.

Conteúdo para mantê-los atualizados com as notícias do setor, os problemas que estão enfrentando e como você os resolve.

Redes sociais para compartilhar esse conteúdo e interagir com eles como amigos e seguidores.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para otimizar seu conteúdo, de forma que aparecerá quando alguém estiver procurando as informações sobre as quais você escreveu.

Publicidade para direcionar tráfego pago para seu site, onde as pessoas podem ver suas ofertas.

E e-mail marketing para acompanhar o seu público para ter certeza de que eles continuam a obter as soluções que procuram.

Ao colocar todas essas peças juntas, você acabará com uma máquina de marketing digital eficiente e fácil de operar.

E embora pareça intimidante construir essa máquina do zero, é tão simples quanto aprender e integrar uma tática de marketing digital por vez.

É por isso que criamos um guia para ajudá-lo a construir ou refinar seu próprio plano de marketing digital.

Leia o artigo: Quais são os benefícios do marketing digital?

Até a próxima!

O que a mente humana pode conceber ela pode realizar.

Napoleon Hill