1 – Você pode direcionar apenas os clientes em potencial com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço.

Se você colocar um anúncio na TV, em uma revista ou em um outdoor, terá controle limitado sobre quem vê o anúncio.

Claro, você pode medir certos dados demográficos – incluindo os leitores típicos da revista, ou a demografia de um determinado bairro – mas ainda é em grande parte um tiro no escuro.

Por outro lado, marketing digital permite que você identifique e direcione um público altamente específico e envie a esse público mensagens de marketing personalizadas e de alta conversão.

Por exemplo, você pode tirar proveito dos recursos de segmentação de mídia social para mostrar anúncios de mídia social para um determinado público com base em variáveis como idade, sexo, localização, interesses, redes ou comportamentos.

Como alternativa, você pode usar estratégias de CPC (Custo por Clique) ou SEO (Search Engine Optimization) para veicular anúncios para usuários que demonstraram interesse em seu produto ou serviço, ou que pesquisaram palavras-chave específicas relacionadas ao seu setor.

Em última análise, o marketing digital permite que você conduza a pesquisa necessária para identificar sua buyer persona e permite que você refine sua estratégia de marketing ao longo do tempo para garantir que está alcançando os clientes em potencial com maior probabilidade de comprar.

O melhor de tudo é que o marketing digital ajuda você a comercializar para subgrupos dentro de seu público-alvo maior. Se você vende vários produtos ou serviços para diferentes buyer personas, isso é especialmente útil.

2 – É mais econômico do que os métodos tradicionais de marketing

O marketing digital permite que você acompanhe campanhas diariamente e diminua a quantidade de dinheiro que está gastando em um determinado canal, se ele não estiver demonstrando alto ROI.

O mesmo não pode ser dito das formas tradicionais de publicidade. 

Não importa o desempenho do seu outdoor – ele ainda custa o mesmo, convertendo ou não para você.

Além disso, com o marketing digital, você tem controle total sobre onde deseja gastar seu dinheiro.

Talvez, em vez de pagar por campanhas PPC, você opte por gastar dinheiro em software de design para criar conteúdo de alta conversão no Instagram.

Uma estratégia de marketing digital permite que você gire continuamente, garantindo que você nunca desperdice dinheiro em canais que não funcionam bem.

Em geral, o marketing digital é uma solução mais econômica e oferece oportunidades únicas para garantir que você obtenha o melhor retorno do seu investimento.

Por exemplo, se você trabalha para uma pequena empresa com um orçamento limitado, pode tentar investir em mídia social, blog ou SEO – três estratégias que podem fornecer um alto ROI, mesmo com um gasto mínimo.

4-beneficios-do-marketing-digital
4-beneficios-do-marketing-digital

3 – O marketing digital permite que você supere as grandes empresas do seu segmento.

Se você trabalha para uma pequena empresa, provavelmente é difícil para você competir com as principais marcas de seu setor, muitas das quais têm milhões de dólares para investir em comerciais de televisão ou campanhas nacionais.

Felizmente, existem muitas oportunidades para superar os grandes jogadores por meio de iniciativas de marketing digital estratégico.

Por exemplo, você pode identificar certas palavras-chave de cauda longa que se relacionam ao seu produto ou serviço e criar conteúdo de alta qualidade para ajudá-lo a se classificar nos motores de busca para essas palavras-chave.

Os mecanismos de pesquisa não se importam com qual marca é a maior – em vez disso, os mecanismos de pesquisa priorizarão o conteúdo que ressoa melhor com o público-alvo.

Além disso, a mídia social permite que você alcance novos públicos por meio do marketing de influenciadores.

Eu não sigo pessoalmente nenhuma grande marca nas redes sociais, mas sigo influenciadores que ocasionalmente apresentam produtos ou serviços de que gostam – se você trabalha para uma empresa de pequeno a médio porte, esse pode ser um bom caminho a se considerar.

4 – O marketing digital é mensurável.

O marketing digital pode fornecer uma visão abrangente do início ao fim de todas as métricas que podem ser importantes para sua empresa – incluindo impressões, compartilhamentos, visualizações, cliques e tempo na página.

Este é um dos maiores benefícios do marketing digital.

Embora a publicidade tradicional possa ser útil para determinados objetivos, sua maior limitação é a mensurabilidade.

Ao contrário da maioria dos esforços de marketing off-line, o marketing digital permite que os profissionais de marketing vejam resultados precisos em tempo real.

Se você já colocou um anúncio em um jornal, sabe como é difícil estimar quantas pessoas realmente viraram para aquela página e prestaram atenção ao seu anúncio.

Não há uma maneira infalível de saber se aquele anúncio foi responsável por alguma venda.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer aspecto de seus esforços de marketing.

Aqui estão alguns exemplos:

Tráfego do site

Com o marketing digital, você pode ver o número exato de pessoas que visualizaram a página inicial do seu site em tempo real, usando um software de análise digital, disponível em plataformas de marketing como o HubSpot.

Você também pode ver quantas páginas eles visitaram, que dispositivo estavam usando e de onde vieram, entre outros dados de análise digital.

Essa inteligência ajuda você a priorizar em quais canais de marketing gastar mais ou menos tempo, com base no número de pessoas que esses canais direcionam ao seu site.

Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego é proveniente de pesquisa orgânica, você sabe que provavelmente precisará dedicar algum tempo ao SEO para aumentar essa porcentagem.

Com o marketing offline, é muito difícil dizer como as pessoas estão interagindo com sua marca antes de interagirem com um vendedor ou fazerem uma compra.

Com o marketing digital, você pode identificar tendências e padrões no comportamento das pessoas antes que elas cheguem ao estágio final da jornada do comprador, o que significa que você pode tomar decisões mais informadas sobre como atraí-las para o seu site bem no topo do funil de marketing.

Desempenho de conteúdo e geração de leads

Imagine que você criou um folheto de produto e o publicou nas caixas de correio das pessoas – esse folheto é uma forma de conteúdo, embora off-line.

O problema é que você não tem ideia de quantas pessoas abriram seu folheto ou quantas pessoas o jogaram direto no lixo.

Agora imagine que você tinha esse folheto em seu site. Você pode medir exatamente quantas pessoas visualizaram a página onde está hospedada e pode coletar os detalhes de contato de quem fez o download usando formulários.

Você não apenas pode medir quantas pessoas estão se engajando com seu conteúdo, mas também gerando leads qualificados quando as pessoas o baixam.

Modelagem de Atribuição

Uma estratégia de marketing digital eficaz combinada com as ferramentas e tecnologias certas permite que você rastreie todas as suas vendas até o primeiro ponto de contato digital do cliente com sua empresa.

Chamamos isso de modelagem de atribuição e permite que você identifique tendências na maneira como as pessoas pesquisam e compram seu produto, ajudando você a tomar decisões mais informadas sobre quais partes de sua estratégia de marketing merecem mais atenção e quais partes de seu ciclo de vendas precisam ser aprimoradas .

Conectar os pontos entre marketing e vendas é extremamente importante – de acordo com o Aberdeen Group, as empresas com forte alinhamento de vendas e marketing atingem uma taxa de crescimento anual de 20%, em comparação com uma queda de 4% na receita para empresas com alinhamento inadequado.

Se você puder melhorar a jornada de seu cliente através do ciclo de compra usando tecnologias digitais, é provável que isso reflita positivamente nos resultados financeiros de sua empresa.